Curtas da BPP

Affonso Romano de Sant'anna no projeto “Um Escritor na Biblioteca”

Affonso
O projeto Um Escritor na Biblioteca segue em curso. A segunda edição de 2014 tem como convidado o poeta e ensaísta Affonso Romano de Sant'anna. Formado em letras neolatinas pela UFMG e doutor em literatura brasileira pela mesma universidade, lecionou em importantes instituições brasileiras e do exterior, entre as quais UFMG, PUCRJ, UFRJ, UFF e as universidades da Califórnia (UCLA), Koln e Aix-en-Provence. Publica poesia desde a década de 1960 e teve participação ativa nos movimentos que transformaram o gênero no Brasil, interagindo com os grupos da vanguarda. Jornalista, professor, escritor e poeta, escreveu mais de 40 livros, entre outros, Canto e palavra (1965), Que país é este?(1980), Paródia, paráfrase & cia (1985), O canibalismo amoroso (1984), O lado esquerdo do meu peito (1995). O encontro acontece no dia 7 de maio, às 19h, no auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná.


Poesia na Oficina de Criação Literária

O poeta Rodrigo Garcia Lopes ministra em maio, entre os dias 13 e 15, a primeira Oficina BPP de Criação Literária em 2014. O objetivo da oficina é introduzir o aluno à criação poética, incentivar o gosto pela leitura e estimular as percepções poéticas com a finalidade de despertar o gosto pela poesia, não só como forma de arte, mas como maneira de ver o mundo, em suas mais variadas formas e manifestações. A oficina tem 20 vagas. Os interessados devem enviar um poema de autoria própria para oficina@bpp.pr.gov.br. Garcia Lopes fará a seleção dos alunos. A inscrição é gratuita.

Sérgio Y. Vai à América é relançado pela Cia. das Letras

Alexandre Vidal Porto, vencedor da primeira edição do Prêmio Paraná de Literatura, em 2012, na categoria romance, terá seu livro Sérgio Y. vai à América relançado pela Cia. das Letras no mês de maio. O romance, que
Alexandre
investiga com delicadeza e inteligência as fronteiras da sexualidade humana na contemporaneidade, foi primeiramente editado pelo selo Biblioteca Paraná.