Curtas da BPP

Prêmio Paraná de Literatura divulga resultado

Saiu a lista dos títulos vencedores da segunda edição do Prêmio Paraná de Literatura, que este ano recebeu 841 inscrições. A entrega dos prêmios e o lançamento dos livros acontecem no dia 12 de dezembro. Na categoria romance, o vencedor do prêmio Manoel Carlos Karam foi Meu primeiro morto, de Jaci Palma (SP). O prêmio Newton Sampaio consagrou os contos de Ensaio sobre o entendimento humano, do paranaense Caetano Galindo, enquanto Fábulas para adulto perder o sono, de Adriane Garcia (MG), foi apontado vencedor do prêmio Helena Kolody (poesia). Cada autor receberá a quantia de R$ 40 mil, e terá seu livro publicado pela BPP, com tiragem de mil exemplares. As obras, todas inéditas, foram selecionadas por um júri que contou com nomes relevantes do cenário literário nacional. Alberto Mussa, Leyla Perrone-Moisés e Luís Augusto Fischer julgaram os inscritos na categoria romance; Raimundo Carrero, Beatriz Resende e Charles Kiefer escolheram o melhor livro de contos; e Alberto Martins, Eucanaã Ferraz e Rodrigo Garcia Lopes analisaram as obras de poesia. A comissão foi presidida pelo diretor da BPP, Rogério Pereira.

Foto: Maria Luiza Tiburi
Foto: Carlos Magno

Foto: Cristovão Tezza

 

 

 

 

Luiz Felipe Leprevost se apresenta na BPP

O músico, compositor e escritor Luiz Felipe Leprevost (foto) participa do projeto “Música na Biblioteca” no dia 13 de dezembro, às 17h30. Com o repertório autoral, o músico apresenta o show “Menino Pão”, que transita entre a MPB, o rock e o pop. Canções como “Já tive uns ataques, agora vou ter mais síncope” foram compostas em parceria com Alexandre França, Otávio Camargo, Cauê Menandro e Carlito Birolli.

César Obeid fala sobre contação de histórias

A BPP recebe o escritor infantojuvenil César Obeid para uma palestra sobre as rimas na contação de histórias, no dia 14 de dezembro, das 9h às 17h. O autor abordará ainda os seguintes temas: literatura de cordel, figuras de barbante, criação literária e corpo narrativo. A entrada é franca e haverá certificação. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para o endereço lidiamaragross@bpp.pr.gov.br.