Curtas da BPP

Prêmio Paraná de Literatura 2012 divulga comissão julgadora

A Secretaria da Cultura do Paraná (Seec), por meio da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), divulgou a relação dos integrantes da comissão julgadora do Prêmio Paraná de Literatura 2012. José Castello, João Cezar de Castro Rocha e Luiz Ruffato são os jurados da categoria Romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Marçal Aquino, Rodrigo Lacerda e Caetano Galindo escolhem o melhor livro de contos (prêmio Newton Sampaio). Heloisa Buarque de Holanda, Miguel Sanches e Antonio Carlos Secchin analisam as obras de poesia (prêmio Helena Kolody). A comissão é presidida por Rogério Pereira, presidente da BPP. Em sua primeira edição, o concurso vai selecionar livros inéditos de autores de todo o País. O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública do Paraná, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seu livro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 31 de agosto deste ano. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro. O edital do Prêmio Paraná de Literatura 2012 está disponível no site da Secretaria da Cultura do Paraná (cultura.pr.gov.br).

Luiz Vilela é o sexto convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca”

O escritor mineiro Luiz Vilela participa de uma edição especial projeto “Um escritor na Biblioteca”, no dia 14 de agosto, a partir das 19h, no Auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná. A mediação será feita pelo escritor, crítico literário, professor universitário e colunista da Gazeta do Povo Miguel Sanches Neto. Nascido em Ituiutaba, no interior de Minas Gerais, onde vive até hoje, Vilela estreou na literatura com o livro de contos Tremor de terra (1967) e venceu o Prêmio Nacional de Ficção em Brasília. Durante quase meio século, escreveu e publicou mais de vinte livros — além de contos, alguns romances, como O inferno é aqui mesmo (1979) e Perdição (2011). Vilela é o sexto convidado de 2012 do projeto, que terá a próxima edição dia 18 de setembro, com a participação do escritor e jornalista Edney Silvestre. Os encontros têm entrada franca.

Cine-Leminski

Em agosto, mês em que se comemora o aniversário de nascimento do poeta multimídia Paulo Leminski (o poeta nasceu no dia 24 de agosto de 1944), o Museu da Imagem e do Som do Paraná promove a mostra “Paulo Leminski no Cinema”. De 22 a 24 de agosto, haverá exibição de filmes realizados a partir da obra do autor paranaense, no Auditório Brasílio Itiberê, dentro da Secretaria de Estado da Cultura (R. Ébano Pereira, 240), sempre às 19h30. Dia 22, será exibido o longa-metragem Ex Isto (dirigido por Cao Guimarães). Agora é que são elas (longa de Beto Carminatti) é a atração do dia 23. No dia seguinte, 24, serão projetados os filmes Ervilha da Fantasia (média-metragem dirigido por Werner Schumann), Meu nome é Paulo Leminski (curta de Cesar Migliorin), e Erra Uma Vez (curta-metragem de Leopoldo Nunes). A entrada é franca para todas as exibições. Mais informações: (41) 3321-4722.

Carpinejar nos dez anos da Oficina Permanente de Poesia

Parceria entre a Academia Paranaense de Poesia e a Biblioteca Pública do Paraná, a Oficina Permanente de Poesia, que acontece às quintas-feiras, sempre a partir das 18h na BPP, completa uma década de atividades. Para celebrar a data, haverá uma palestra com o poeta gaúcho multimídia Fabrício Carpinejar, no dia 16 de agosto (quinta-feira), no Auditório Paul Garfunkel, das 18h30 às 20 horas. O evento é aberto ao público em geral e tem entrada franca.