Curtas da BPP

BPP recebe Rubens Figueiredo

Rubens Figueiredo
O escritor e tradutor carioca Rubens Figueiredo participa do projeto “Um escritor na Biblioteca”, no dia 17 de julho, a partir das 19h, no Auditório Paul Garfunkel. Formado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Figueiredo se tornou conhecido, em um primeiro momento, pelas traduções, sobretudo por verter textos literários diretamente do russo para o português. Recebeu o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional pela tradução de Ressurreição, de Liev Tolstói, de quem também traduziu o monumental Guerra e paz. Com o romance O passageiro do fim do dia, o escritor ganhou dois dos mais importantes prêmios literários em 2011, o São Paulo e o Portugal Telecom.
 

Oficina de crônica com José Roberto Torero

O escritor, roteirista, jornalista e cronista José Roberto Torero vai ministrar a Oficina BPP de Criação Literária — Crônica nos dias 27, 28, 29 e 30 de agosto, das 14h às 18h. Os interessados devem enviar e-mail para oficina@bpp.pr.gov.br com uma crônica de até 40 linhas sobre qualquer assunto. Os textos serão analisados pelo autor, que selecionará 30 pessoas. Formado em Letras e em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, Torero é autor, entre outros, do romance O Chalaça, vencedor do Prêmio Jabuti em 1995, e escreveu roteiro para programas de televisão, entre os quais Retrato Falado, da Rede Globo. Já colaborou com jornais brasileiros e atualmente escreve crônicas publicadas aos sábados, a cada 15 dias, no caderno “Esporte” da Folha de S. Paulo.

BPP promove torneio de xadrez

Neste mês de julho, a Seção Infantil da BPP promove o XI Torneio Infantil de Xadrez. A competição acontece na sexta-feira, 13, a partir das 13h30. Podem participar crianças de até 13 anos. As inscrições podem ser feitas na Seção Infantil da BPP ou pelo telefone (41) 3221-4980.

Rafael Campos Rocha ministra Oficina de ilustração editorial

A Biblioteca Pública do Paraná promove, de 6 a 10 de agosto, Oficina BPP de Ilustração Editorial com Rafael Campos Rocha. O artista plástico e ilustrador vai apresentar conteúdos teóricos e módulos práticos, incluindo apresentação do percurso dos quadrinhos ao longo do tempo e todo o suporte para a formulação de uma HQ. Os interessados devem encaminhar para o e-mail oficina@bpp.pr.gov.br uma ilustração, um cartum ou uma história em quadrinho, todas no formato de 72 dpi. Há 30 vagas e o próprio Campos Rocha fará a seleção dos inscritos. É necessário frequentar os cinco dias de oficina, das 14h às 18 horas, para receber o certificado. O participante que faltar já no primeiro dia, terá a inscrição cancelada, e o primeiro nome da fila de espera terá a oportunidade de participar do curso. As inscrições são gratuitas e podem ser feita até o dia 30 de julho.