Cândido indica

A Dama de Espadas — Prosa e Poemas
Aleksandr Púchkin, Editora 34, 1999 (Trad.: Boris Schnaiderman e Nelson Ascher)
Contendo novelas, contos e poemas, este livro reúne alguns dos trabalhos mais marcantes de Alexandr Sierguéievitch Púchkin (1799-1837), considerado o pai da literatura russa moderna e grande influenciador de escritores como Gógol, Dostoiévski, Tolstói e Tchekhov. Os textos revelam algumas das suas principais características: narrativas intensas, movimentadas e cheias de reviravoltas; mudanças bruscas de perspectiva e humor; e uma poesia extremamente sensível, elevada e musical. Púchkin soube misturar habilmente o real e o fantástico, e produziu uma literatura consideravelmente inovadora para os padrões da primeira metade do século XIX.

O Conto da Aia
Margaret Atwood, Rocco, 2017 (Trad.: Ana Deiró)
Na obra que deu origem à série The Handmaid’s Tale, as mulheres da república teocrática e autoritária de Gilead, anteriormente conhecida como Estados Unidos da América, não têm direitos e exercem funções bem específicas. Como a de Aia, por exemplo, que consiste em existir exclusivamente para procriar, uma vez que grande parte da população ficou estéril após uma catástrofe nuclear. Nessa civilização, qualquer um que pisa em falso está sujeito ao fuzilamento e a ter seu corpo pendurado em praça pública. Não há mais universidades nem qualquer tipo de produto cultural — afinal, numa sociedade em que “liberdade” é uma palavra proibida, a arte perde sua razão de ser.

...
...
...
...


Rosa que Está
Luci Collin, Iluminuras, 2019
“É preciso voltar / às rosas mais antigas / e suas exuberâncias / e seus frêmitos de infinito” — com estes versos, Luci Collin abre seu novo livro de poemas inéditos. Rosa que Está traz a inconfundível voz de Luci cantando melodias mais meditativas e melancólicas, como se, desconfortável com o mundo, buscasse refúgio olhando para dentro de si, examinando com cuidado a fisiologia dos sentimentos enquanto sonda a natureza humana a partir de uma visão feminina. A obra também contém uma novidade: é a primeira vez que a autora curitibana publica haicais. Destaque para os versos de “Ardor”, “Peça”, “Manto”, “Aos Pés da Letra”, “Terso”, “Auto” e “Sandálias de um Esquecimento”.

O Princípio da Incerteza
Guido Viaro, Insight, 2019
Félix Aéras leva uma vida pequenoburguesa confortável e vazia, com pouca ação e quase nenhuma emoção. À beira de completar 60 anos de idade e ainda solteiro, o apático professor da Sorbonne está prestes a se aposentar. Gasta parte de seu tempo com flertes pouco promissores e trabalha em dois romances, uma Autobiografia do Universo e um livro sobre o empresário francês do século XV Jacques Coeur. Quando seu único amigo morre e Félix passa a morar com Clara, uma curiosa obra sobre o compositor clássico Robert Schumann surge e a narrativa — em harmonia com os passos do protagonista — se torna turbulenta, nebulosa e metaliterária.