Cândido indica

Triste fim de Policarpo Quaresma 
Lima Barreto, Coleção Folha, 2008
Nesta que é a obra mais expressiva do carioca Lima Barreto, o Rio de Janeiro da última década do século XX é recriado para abrigar personagens como, entre outros, o Major Quaresma, o compositor de modinhas Ricardo Coração dos Outros e Albernaz, um general reformado que sempre inventa desculpas por nunca ter participado de uma guerra. A narrativa expõe sobretudo os podres dos militares e é guiada pelas escolhas e ideais ingênuos do patriota Policarpo Quaresma, que, à medida em que se desilude com a bestialidade da sociedade, encontra seu triste fim após a Revolta da Armada. 

Uivo dos invisíveis
Bebeti do Amaral Gurgel, Chiado Books, 2018
Resultado de quatro anos de pesquisas sobre o pixo, Uivo dos invisíveis se constrói num misto de ensaio e confissão, teoria e história, com o objetivo de trazer uma nova perspectiva — livre de preconceitos e prejulgamentos — sobre essa manifestação cultural. Ao restringir o uso de advérbios e adjetivos na prosa, a curitibana Bebeti do Amaral Gurgel elabora uma narrativa que busca o mesmo poder de síntese dessa linguagem periférica, numa releitura e desconstrução do que significa o pixo, explorando o que há além dos limites da estética acadêmica tradicional.

...
 
,,,
....
...

Nove meses
Gustavo Piqueira, Lote 42, 2018
Em tiragem única de mil exemplares, Nove meses vem embalado de uma caixa adornada com um pequeno globo de resina acrílica que abriga um inseto morto — escolha essa que indica um dos caminhos desta experiência literária que pretende explorar a transitoriedade do ser humano. Além do livro, que entrelaça uma narrativa passada no século XIX e outra sobre um pai à espera do filho no presente, a caixa traz 20 cartões postais e um álbum de fotos em brochura de 16 páginas. O autor, Gustavo Piqueira, conhecido pela mistura de diferentes linguagens em seus trabalhos, mais uma vez entrega ao leitor uma obra híbrida de difícil classificação. 

A Morte de Ivan Ilitch
Liev Tolstói, Editora 34, 2009 
Tradução: Boris Schnaiderman
Após construir uma sólida carreira como promotor público e passar 17 anos casado, Ivan Ilitch começa a ser atormentado por um gosto estranho na boca e uma sensação ruim no lado esquerdo do estômago. O desconforto persiste, ele definha e médico nenhum consegue ajudá-lo. É somente assim, frente à morte e desesperado pelas dúvidas suscitadas pela sua condição, que Ivan se vê capaz de enxergar o grande teatro que foi sua vida, restando-lhe como alento a humilde companhia do camponês Guerássim. A partir de uma dialética impiedosa, o russo Liev Tolstói elabora uma novela seca e densa, expondo os podres da aristocracia ao narrar os momentos de agonia de um funcionário exemplar que cultivou uma vida de ilusões.