Cândido, 133: A BPP do futuro

Novos projetos culturais e estruturais reafirmam a importância da Biblioteca Pública do Paraná como local de grandes debates

Da redação

Um ambiente vivo e não apenas um depósito de livros. É o que uma biblioteca deve ser segundo o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira. A partir dessa convicção, as atividades culturais da BPP se intensificaram no começo de 2011. Além de compras periódicas de livros (foram cerca de seis mil exemplares no último ano), a programação cultural foi revista e ampliada.

bpp
A tradicional programação da Seção Infantil foi incrementada, com a criação de projetos como “Aventuras Literárias”, que trouxe à BPP, entre outros escritores, Marina Colasanti e Ricardo Azevedo, para falar de suas experiências com a escrita e a leitura, e “Aventuras Teatrais”, apresentações mensais relacionadas ao universo infantil. Em 2012, dois novos projetos envolvendo música também vão acontecer: “Música na Biblioteca” (semanal) e “Aventuras Musicais” (mensal, para o público infantojuvenil).

Em 2011, quase duas dezenas de escritores estiveram na Biblioteca participando de bate-papos com os leitores e ministrando oficinas. Criado em 1985, o projeto “Um Escritor na Biblioteca” foi resgatado e no ano passado trouxe à BPP nomes como Luiz Ruffato, Marçal Aquino, Elvira Vigna e Milton Hatoum. Os bate-papos foram transcritos, editados e publicados no Cândido. A TV E-Paraná, parceira da Biblioteca no projeto, gravou e transmitiu as conversas em sua grade de programação. Em 2012 os bate-papos serão editados em livro, juntamente com os encontros realizados nos anos 1980, e publicadas pelo setor de Editoração da Secretaria de Cultura do Estado. Este ano, escritores como Fernando Morais, João Gilberto Noll, Luiz Vilela e Edney Silvestre estarão no evento.

As oito oficinas de Criação Literária também atraíram grande público. Nomes como Humberto Werneck, Eliane Brum e Miguel Sanches Neto ministraram concorridos encontros sobre crônica, reportagem e conto. Em 2012, outras nove oficinas já estão programadas (veja a programação completa) .

“As oficinas de criação literária, os encontros do projeto 'Um Escritor na Biblioteca' e o próprio surgimento do Cândido colocaram os frequentadores da BPP em contato com o que de melhor se produz na literatura contemporânea”, opina Rogério Pereira.

Outros projetos literários, como “Extremos – Círculo de Leitura de Ficções Radicais” e o laboratório “Em Busca do Personagem: Um Olhar Singular”, ambos coordenados por José Castello, também reforçaram a programação.

Juntamente com a SEEC, a BPP concluiu o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), que reúne políticas públicas que visam a democratização do acesso ao livro e a valorização da leitura. Com o Plano, o objetivo é transformar o Paraná em um Estado de leitores por meio de políticas públicas que democratizem o acesso ao livro e fomentem a leitura. Para isso, a BPP coordenará diversas ações, como a “Caravana Literária”, que em 2012 levará ao interior do Estado 50 autores para bate-papos, leituras e oficinas com o público.

Estrutura

Além dos projetos culturais, a BPP incia em 2012 nova fase em sua estrutura física com a ampliação de sua rede lógica e elétrica. A reforma, que teve início em fevereiro, entre outros benefícios, possibilitará a instalação de novos terminais de consulta e a retirada dos fichários no hall de entrada da BPP. Dezessete anos depois da instalação, esta é a primeira vez que a rede lógica e elétrica passa por uma ampliação. Esse é também o primeiro passo para a implementação da rede Wi-Fi na Biblioteca, que deve acontecer ainda em 2012. “Com a reforma, novos pontos de rede serão instalados, possibilitando que mais computadores possam ser utilizados pelos funcionários, melhorando as condições de trabalho e, consequentemente, o atendimento ao público”, explica Pereira.

As obras realizadas neste começo de ano dão início ao projeto de reestruturação física da BPP, que prevê a reforma geral do prédio e seu mobiliário, cujo projeto está sendo elaborado pelo escritório Manoel Coelho Arquitetura.

“O prédio da BPP é tombado pelo patrimônio e o projeto feito pelo engenheiro Romeu Paulo da Costa, é maravilhoso em termos de urbanismo. O que vamos fazer é valorizar ainda mais o prédio, tornando a Biblioteca mais acolhedora e agradável, mas tudo com seriedade”, diz Coelho.