Biblioteca Afetiva


Tailor
Afirma Pereira, de Antonio Tabucchi, é um livro completo na forma, na linguagem (irônica e apropriada à identidade da personagem) e na conveniência de seu conteúdo — um libelo contra a tirania e o terrorismo de estado, no caso os produtos e subprodutos do salazarismo em Portugal e suas relações com a Espanha de Franco e a Alemanha de Hitler. Se existem livros cuja leitura é obrigatória, um deles é Afirma Pereira. Tem como pano de fundo um período trágico para a humanidade, de restrições à liberdade, de violência física e psicológica, que a literatura tem o privilégio de manter vivo como exemplo para não ser repetido.

Tailor Diniz é escritor e roteirista, autor de 13 livros, entre eles A superfície da sombra, Em linha reta e Crime na feira do livro, traduzido para o alemão. Vive em Porto Alegre (RS).





Felipe
A linha de ônibus Araucária-Pinheirinho me levava para casa quando lia O assassinato e outras histórias, de Anton Tchekhov. Ao som de música clássica e em meio aos “soquetes” do coletivo, me surpreendia com o livro. Principalmente com o conto que empresta o nome à obra. O cotidiano da pobreza e religião, inerentes à história, ligam-se com a realidade daquele ônibus lotado de pessoas sonhadoras, buscando transcender ou permanecer no estado em que se encontram. Seres humanos, “soquetes” do caminho e música contribuíram para a construção de um “mundo próprio”, peculiar da literatura, em minha cabeça.

Felipe Teider de Godoi, 18 anos, é estudante de Letras Português- Inglês na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Nasceu e vive em Araucária (PR).