Biblioteca Afetiva

Pedro
Pedro Gonzaga
Um livro marcante, na minha opinião, é aquele que tem o poder de apresentar a literatura não como uma distração, um lazer, mas como uma forma de vida. Um dos livros que tiveram para mim esse poder foi A insustentável leveza do ser, de Milan Kundera, misto de ensaio filosófico, panorama social e político, mas também análise sentimental do amor. Com uma galeria de personagens inesquecíveis, Tomás, Teresa, Sabina, o livro tem ainda o fino poder de se tornar parte do que somos.

Pedro Gonzaga é escritor e poeta. Autor de A última temporada (2011), de poemas, e as antologias de contos Cidade fechada (2004) e Dois andares (2007). Também traduziu várias obras do escritor norte-americano, de origem alemã, Charles Bukowski. Gonzaga vive em Porto Alegre (RS).



Luís Dill
LuisDill

Certa feita estava com meu pai em Tramandaí, no litoral gaúcho. Eu tinha 14 anos. Entramos em uma tabacaria. Enquanto ele comprava cigarros escolhi um livro. Era um livrinho de bolso, em papel-jornal, de ficção científica. Meu pai fez careta e apontou outro volume, tão barato quanto. Era o livro de contos Histórias dos mares do sul, de William S. Maugham. Esse cara é bom, ele me disse. Segui seu conselho e a força daquelas histórias consolidaram meu desejo de ser escritor. Aliás, me acompanham até hoje.

Luís Dill é escritor e jornalista. Com mais de 40 livros publicados, entre os quais Tocata e fuga (2007) e O estalo (2010), possui algumas premiações e gosta de participar de eventos literários. Nasceu e mora em Porto Alegre (RS).