Biblioteca Afetiva

Carlos
Chovia em Itanhaém. Na casa de praia não havia televisão e a chuva daquele fim de semana levou o mar, a praia, o esperado futebol de fim de tarde em pés descalços. Chovia e a chuva me trouxe um livro de capa azul, que meus pais já haviam lido na poltrona verde. Os chefes, do Maria Vargas Llosa. “Os filhotes”, “Os chefes”, “Domingo”, “Desafio”, textos que lidos aos 13 anos não me saíram mais da memória.

Carlos Eduardo de Magalhães é autor de Mera fotografia (1998), Os jacarés (2001), O primeiro inimigo (2005) e Dora (2005), entre outros. Também atua como editor da Grua Livros. Vive em São Paulo (SP).


Ruffato
Dentro do rock só teve uma edição nacional (em 1986) e não sei dizer se gosto porque é legal, porque só li uma vez ou porque há anos o procuro pelos sebos da cidade mais ou menos como Mel Gibson perseguindo O apanhador no campo de centeio em “Teoria da conspiração”. O livro é uma seleção de entrevistas com compositores como Bob Dylan, Van Morrison, Bruce Springsteen, Tom Waits e Joni Mitchell e o tema central não está no artista, e sim na maneira como foram criados os personagens das canções.

Giancarlo Rufatto é músico e criador do blog 50 discos para Cecília.
(www.50discosparacecilia.tumblr.com/)