Apresentação

Em um mundo onde não há mais espaço para exclusivismos, uma das máximas mais equivocadas é a de que as pessoas só se interessam por leituras rápidas e sem muita profundidade. Obviamente, a linguagem ágil da internet agora está em todos os lugares e pode até ser considerada hegemônica — mas não é a única capaz de seduzir os leitores. Cada vez mais presente nas redes sociais, na imprensa e no mercado editorial, o ensaio passa por um intenso processo de revalorização, especialmente graças ao seu caráter abrangente e fluido.

É o que explica o jornalista e escritor Ronaldo Bressane no especial de capa desta edição. Em um “ensaio sobre o ensaio”, ele resgata os primórdios do gênero e mostra como o texto ensaístico pode dialogar com a reportagem jornalística, a ficção, a autoficção, o diário, a crítica literária e a poesia. E o melhor de tudo: com leveza e ponderação — elementos que, cá entre nós, andam em falta no debate atual.

Outro destaque deste Cândido 96 é a transcrição do bate-papo realizado com a escritora gaúcha Cíntia Moscovich em mais uma edição do projeto Um Escritor na Biblioteca. Durante o encontro realizado em maio, com mediação da jornalista e tradutora Mariana Sanchez, ela falou sobre o incentivo à leitura no ambiente familiar, sua origem judaica, a arte do conto e a superação de um câncer (que inspirou seu novo projeto de livro).

Citado na entrevista de Cíntia, seu conterrâneo e professor Luiz Antonio de Assis Brasil também colabora com esta edição. Coordenador, há mais de 30 anos, da famosa Oficina de Criação Literária da PUCRS, ele narra os bastidores de seu mais recente lançamento, um “manual reflexivo” para aspirantes a escritor.

Retomando a discussão sobre a poesia brasileira contemporânea no jornal, o professor e escritor Paulo Venturelli comenta o surgimento de uma nova geração de versadores, mais interessada na crueza da realidade do que na aura pomposa do gênero. Uma atitude já adotada pelo autor chileno Roberto Bolaño, cuja “essência de poeta” é comentada por João Lucas Dusi, da equipe do Cândido.

O menu de inéditos traz um conto de Carla Bessa, uma HQ de Aline Daka e poemas de Luiz Felipe Leprevost e Rogério Skylab (foto). As ilustrações deste número são de Carolina Vigna e Beatriz Cajé.

Boa leitura.